PUBLICAÇÕES

Entenda sobre tratamento de canal e os principais cuidados

O tratamento de canal é uma alternativa para muitas pessoas que sofrem com problemas de saúde bucal, como fraturas ou doenças. O procedimento realizado por um dentista especialista em canal é responsável por salvar muitos dentes que poderiam ser perdidos.

Boas práticas de higiene bucal, como escovação e uso de fio dental são essenciais para prevenir problemas nos dentes. Além disso, visitas à clínica de odontologia devem ser feitas regularmente. Contudo, incômodo ou dor na boca, em alguns casos, pode significar risco aos dentes, sendo assim, o tratamento de canal é uma saída.

Mas como ele, de fato, é realizado? Para quem esse tipo de tratamento é indicado? Há riscos? Para responder essas e outras perguntas, trouxemos algumas informações relevantes sobre o tema. Confira!

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal se refere à remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local afetado. A polpa do dente é um tecido da parte interna, onde se encontram os nervos e vasos sanguíneos. Por estar em uma parte profunda do dente, é comum que haja desconforto quando ocorrem lesões na região, que ao ser danificada, infeccionada ou morta, deve ser retirada. Após isso, é realizada a limpeza do local, que será preparado e depois preenchido.

Por algum tempo, dentes com polpas inflamadas eram extraídos. Nos dias atuais, é possível preservá-los por meio do tratamento de canal. Entre as principais causas de infecção na polpa estão dentes quebrados, cáries profundas e traumas.

Caso o paciente não busque por um dentista especialista em canal para tratar o problema, pode ocorrer a formação de abscesso, devido ao pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, o que mais adiante pode ocasionar a destruição do osso e dores no local.

O que fazer?

Dores nos dentes e na boca, inchaço e sensação de latejamento estão entre os sintomas mais comuns. Portanto, caso tais sinais apareçam, é importante buscar por atendimento com um dentista especialista em canal. A endodontia é a especialidade que estuda e trata a estrutura interna do dente, por isso, profissionais desta área são mais recomendados.

O tempo é um fator relevante, pois quanto mais rápido é a procura por um médico dentista, maiores são as chances de salvar os dentes afetados.

Entender a causa da dor ou inchaço é o primeiro passo. Exames físicos, raio-x e testes de sensibilidade da polpa podem ser solicitados pelo dentista para obter o diagnóstico e a dimensão dos danos. Por fim, a partir dos resultados o profissional poderá ou não indicar o tratamento de canal.

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento é dividido por etapas, executadas em várias idas à clínica dentista, de acordo com cada caso. Após ser submetido a uma anestesia local, o paciente tem todo o conteúdo do dente retirado, logo depois recebe uma limpeza e é preenchido com o material adequado.

Em cada canal é aplicado um material em formato de cone, sendo que em casos em que o dente está muito danificado, pode se utilizar um pino de metal ou fibra, para dar mais resistência. Após o tratamento, as visitas periódicas ao dentista devem continuar, assim como os hábitos de higiene bucal.

Mesmo com o tratamento de canal, ainda há chance de aparecimento de cáries, entretanto, como foi feita a retirada da inervação da polpa - que dá sensibilidade ao dente - não há sinal de alerta que indique a presença de cárie, o que permite que ela avance, levando à perda total do dente. Portanto, é fundamental manter hábitos de escovação e uso do fio dental, além de se atentar à alimentação e agendar consultas com o dentista pelo menos 3 vezes ao ano.

O que acontece quando o tratamento de canal não é feito?

Não buscar atendimento profissional com um dentista especialista em canal pode significar riscos ainda maiores para os dentes. Quando o tratamento não é realizado a necrose presente na polpa do dente pode se estender, atingindo dentes adjacentes e causando lesões na osso. O problema pode ficar mais sério quando se forma uma bacteremia, em que as bactérias chegam à corrente sanguínea e se tornam ameaça para o corpo todo.

Conclusão

Como você viu, realizar o tratamento com um dentista especialista em canal é uma solução capaz de trazer bons resultados, prevenindo problemas mais sérios e devolvendo a qualidade de vida do paciente. Sendo assim, faça as consultas com regularidade e mantenha os hábitos de saúde bucal, em casos de incômodo ou dor, busque auxílio de um profissional dentista.

A HPessoa Odontologia é uma clínica odontológica com atendimento na área de saúde e estética bucal. Realizamos tratamento de canal, cirurgia de implante dentário, extração de siso, clareamento de dentes, e ainda trabalhamos com aparelho ortodôntico e lentes de contato dental. Uma ótima opção para quem busca dentista em são paulo. Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.